O Blogue é uma página na web que se destina à publicação de mensagens, relativas a um tema do interesse do criador, mensagens essas que se denominam por posts. Os posts podem ser atualizados com regularidade, dependendo da disponibilidade e das publicações que o autor pretende divulgar. Relativamente à sua estrutura, a informação está organizada da mais recente para a mais antiga (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 635). Os blogues podem estar disponíveis a qualquer indivíduo, como também afetos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo ou turma (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 635). Devido à sua alargada adesão esta página na web tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo. O blogue tinha apenas a capacidade para publicar texto e conta agora com vários formatos como fotoblog (ou fotolog), o vídeoblog (vídeolog ou vlog) ou moblog (para tecnologias móveis como o PDA) (Oatman citado por Carvalho, 2008, p. 18). O blogue tem uma grande vantagem que é a interação e a troca de saberes entre o criador e os seus visitantes, assumindo-se como um espaço de troca de ideias e confronto de perspectivas, procurando o escrutínio público e incentivando a participação dos "bloggers" que o visitam (Gomes, 2005, p. 312).
A criação de blogues com fins educativos é cada vez mais frequente no seio da comunidade escolar, esta realidade contemporânea é utilizada pelos docentes como recurso e estratégia pedagógica. A utilização dos blogues enquanto recurso pedagógico centra-se, essencialmente, na publicação de informação que frequentemente assume o formato de repositório de informação pesquisada e comentada pelo professor (Gomes & Lopes, 2007, p. 121). Este recurso pretende envolver os alunos neste processo de pesquisa e incentivá-los a participarem de forma activa na construção do blogue, os alunos são, deste modo, chamados a pesquisar, analisar, seleccionar, sintetizar e publicar online informação, sobre os temas em estudo e/ou as actividades em estudo (Gomes & Lopes, 2007, p. 124). Enquanto estratégia pedagógica de ensino-aprendizagem pretende abranger um maior número de estilos de aprendizagem de modo a motivar o máximo de alunos possível (Almeida d’Eça citado por Pombo, 2007, p. 59). Os contributos relativos à utilização de blogues é expensa e variada, no entanto, é unanime que estes processos permitem conferir aos alunos maior autonomia, bem como, melhor qualidade de aprendizagem/ensino. Em suma, o uso do blogue é particularmente motivador para os alunos, neles desenvolvendo a capacidade de tomar decisões, a capacidade de definir objectivos individuais e de grupo, o sentido de pertença e responsabilidade, originalidade, criatividade, processos de comunicação e socialização, construção do conhecimento e da própria identidade (Ramos citado por Pombo, 2007, p. 59).
Referências Bibliográficas:
Carvalho, A. A. (2008). Manual de ferramentas da web 2.0 para professores. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de RepositoriUM: http://hdl.handle.net/1822/8286
Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: Uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de RepositoriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de RepositoriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? Obtido em 3 de Outubro de 2012, de RepositóriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/simple-search?query=Blogues+escolares
Pombo, T. S. (2007). Weblogs na Educação: 3 Experiências, 3 Testemunhos. Weblogs na Educação: Uma experiência no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e das TIC, pp. 55-74.
Caras alunas,
ResponderEliminarBom trabalho!
Cumprimentos
Rosário
Cara Professora,
ResponderEliminarAgradecemos o seu feed-back positivo.
Contamos com sugestões para as próximas tarefas, como também para a estutura do blogue.
Atenciosamente,
Rita e Suse